Conheça os palestrantes

Conferência de abertura – Dia 3/5/2021, 19 horas: Os impactos da pandemia na educação pública brasileira e seus desafios

Convidada: Prof.ª Maria Selma de Moraes Rocha

Prof.ª Maria Selma de Moraes Roch

Graduada em História pela Universidade de São Paulo (1985), com mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em História Social (2015), pelo Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Atua como consultora e palestrante na área de políticas públicas de educação. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República. Professora temporária do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação (EDA).

Dia 4/5/2021, 9 horas: Apresentação do monitoramento do plano estadual de educação.

Convidada: Deputada estadual Luciane Carminatti, Presidenta da Comissão de Educação da ALESC

Prof.ª Luciane Carminatti

Formada em Pedagogia e especialista na área de Educação Especial e em Orientação Educacional. Antes de ocupar cargos públicos eletivos, atuou como professora e coordenadora pedagógica em escolas públicas de Chapecó. É professora e presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa.

Dia 4/5/2021, 10 horas: O presente e o futuro da educação pública catarinense em tempos de COVID-19.

Convidada: Prof.ª Geovana Mendonça Lunardi Mendes – FAED/UDESC e Presidente da ANPED.

Prof.ª Geovana Mendonça Lunardi Mendes

Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Professora Titular do quadro permanente da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, atuando no Centro de Ciências da Educação, no curso de Pedagogia e no curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação. Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Anped (2019-2021).

Dia 4/5/2021, 10h30min: Que desafios devem ser superados para a formação e valorização das profissionais de educação?

Convidada: Prof.ª Jocemara Triches – CED/UFSC

Prof.ª Jocemara Triches

Doutora em Educação pelo PPGE/UFSC (2016). Mestre em educação pelo PPGE/UFSC (2010). Formada em Pedagogia, habilitação em Orientação Educacional pelo CED/UFSC (2007/1). Formada em Curso Normal, Nível Médio, em 1999 (Paraná). Professora efetiva do Departamento de Estudos Especializados em Educação, na área de Organização Escolar (EED/UFSC).

Dia 4/5/2021, 11h30min: Crise política e econômica: os fatores de risco para a qualidade da educação púvlica em tempos de COVID-19 e pós-pandemia.

Convidado: Dep. Federal Pedro Uczai, Comissão de Educação da Câmara Federal

Dep. Federal Pedro Uczai

Graduado em Estudos Sociais, Filosofia e Teologia, possui mestrado em História do Brasil. Tem 12 livros publicados. Foi professor da Universidade do Oeste Catarinense, a Unoesc, aonde ocupou funções na gestão como Coordenador de Curso, Chefe de Departamento, Coordenador do Centro de Memória do Oeste (CEOM) e Pró-reitor de Pesquisa e Extensão. Atualmente Pedro Uczai é professor licenciado da Universidade Pública Comunitária Regional de Chapecó, a Unochapecó.

Dia 4/5/2021, 15 horas: A atualidade de Paulo Freire para o Brasil e para o mundo no contexto da pandemia.

Convidado: Prof. Reinaldo Fleury

Prof. Reinaldo Fleuri

Professor Titular da UFSC com vínculo de professor voluntário após sua aposentadoria em 2011, atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. Como professor visitante nacional sênior (CAPES) junto ao Instituto Federal Catarinense (IFC). Faz parte do Instituto Paulo Freire. Tem desenvolvido orientação e pesquisas que resultaram em publicações e produções acadêmicas nas áreas de epistemologia, educação popular, interculturalidade, educação inclusiva e formação de educadores. Fundou em 1997 o Grupo de Pesquisa Educação Intercultural e Movimentos Sociais (CNPq/UFSC).

Dia 4/5/2021, 16h20min: Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE): Construção de um projeto popular e social para a educação brasileira.

Convidada: Prof.ª Marta Heinzelmann

Prof.ª Marta Heinzelmann

Licenciada em História e Mestrado em Educação e Cultura é atual presidenta do SIMPRONORTE – Sindicato dos Trabalhadores em Instituições de Ensino Particular e Fundações Educacionais do Norte do Estado de SC; Atua junto a outras entidades na promoção da CONAPE no Estado de Santa Catarina.