Conheça os palestrantes – Seminários Regionais de Educação: Região da Grande Florianópolis

05/07/2021 12:46

12/07, 19h00: Os impactos da pandemia na educação pública brasileira e seus desafios

Mario Adriano dos Santos

Mario Adriano dos Santos

Médico pela Universidade Federal de Sergipe – UFS (1992), especialista em Medicina Interna e Alergia e Imunopatologia pela Universidade de São Paulo e Doutor em Medicina pela Universidade de São Paulo (2001). Professor Associado do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Sergipe. Foi responsável pela implantação do Campus Universitário Prof. Antônio Garcia Filho da UFS, centrado em Metodologias Ativas de Aprendizagem e Ensino na Comunidade, sendo seu primeiro diretor. Pró-reitor de Assuntos Estudantis de 2017-2020. Atualmente é Chefe do Departamento de Medicina da UFS em Aracaju-SE.

 

13/07, 9h: A atualidade de Paulo Freire para o Brasil e para o mundo no contexto da Pandemia

Raimunda Oliveira da Silva

Raimunda Oliveira da Silva

Educadora Popular. Atua com facilitação de processos de desenvolvimento organizacional participativo e na formação de Educadores e Educadoras Populares. Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural pela UnB, 2019 e Pós-Graduada em Prática Social Reflexiva pela Crossfields Institute, 2018; Atualmente coordena a Escola Nacional de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares – ENFOC – CONTAG e integra a Coordenação do Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe – CEAAL, desde 2016.

 

 

13/07, 10h: O presente e o futuro da educação pública catarinense em tempos de Covid-19

1ª fala: Larissa Zancan Rodrigues

Larissa Zancan Rodrigues

Licenciada em Ciências Biológicas (2012) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestre em Educação Científica e Tecnológica (2015) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como professora de Ciências na rede municipal de ensino de Florianópolis, Biologia na rede estadual de ensino de Santa Catarina e professora para os cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia da UFSC. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde realiza pesquisa junto ao Grupo “Casulo: Pesquisa e Educação em Ciências e Biologia”.

2ª fala: Maria Fernanda Diogo

Maria Fernanda Diogo

Psicóloga (PUC/SP), pedagoga (UNIP), doutora em Psicologia (UFSC), professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenadora do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (LAPEE/CFH/UFSC) e pesquisadora do grupo do Grupo de Estudos Trabalho e Conhecimento na Educação Superior (TRACES/CED/UFSC). Temáticas de interesse: Educação na Perspectiva Histórico Cultural, Psicologia Educacional, Psicologia e Formação Docente, Educação Inclusiva.

 

13/07, 11h30: CONAPE/CONEP – Participação social na construção da Educação Popular, pelo povo e para o povo

Marcos Aurélio dos Santos

Marcos Aurélio dos Santos

Graduado em  Pedagogia  – UFSC. Integrante da Comissão  organizadora do CONEPE. Coordenador  Geral  da Escola Olodum Sul/Instituto Liberdade. Diretor do  Sintram/SJ, Diretor do  CEPA  – SC.

 

13/07, 15h: Apresentação do monitoramento do Plano Estadual e municipais de educação

Deputada Luciane Carminatti

Prof.ª Luciane Carminatti

Formada em Pedagogia e especialista na área de Educação Especial e em Orientação Educacional. Antes de ocupar cargos públicos eletivos, atuou como professora e coordenadora pedagógica em escolas públicas de Chapecó. É professora e presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa.

 

13/07, 16h30: Crise política e econômica: os fatores de riscos para a qualidade da educação pública em tempos de Covid-19 e pós-pandemia

Deputado Federal Pedro Uczai

Dep. Federal Pedro Uczai

Graduado em Estudos Sociais, Filosofia e Teologia, possui mestrado em História do Brasil. Tem 12 livros publicados. Foi professor da Universidade do Oeste Catarinense, a Unoesc, aonde ocupou funções na gestão como Coordenador de Curso, Chefe de Departamento, Coordenador do Centro de Memória do Oeste (CEOM) e Pró-reitor de Pesquisa e Extensão. Atualmente Pedro Uczai é professor licenciado da Universidade Pública Comunitária Regional de Chapecó, a Unochapecó.