Conheça os palestrantes – Seminários Regionais de Educação: Região Serrana

17/06/2021 18:22

28/06, 19h20: Os impactos da pandemia na educação pública brasileira e seus desafios

Marilene Proença

Marilene Proença

Professora Titular da Universidade de São Paulo (2015). Psicóloga pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1978) e Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Educação da USP (1977). Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1991, 1996 e 2010, respectivamente). Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1997-atual) e Coordenadora do Programa de 2006 a 2014. Foi Presidente da Comissão de Pós-Graduação do IPUSP (2011-2014). Professora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina da USP/ PROLAM-USP (2011 – atual) e atual Vice_Coordenadora. Coordena o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE e é líder dos Grupos de Pesquisa do CNPq “Psicologia e Escolarização: políticas públicas e atividade profissional na perspectiva histórico-crítica” e “Psicologia, Sociedade e Educação na América Latina”. É membro da Academia Paulista de Psicologia ocupando a cadeira Nº2 de Lourenço Filho.

 

29/06, 09h: Apresentação do monitoramento do Plano Estadual e municipais de educação

Deputada Luciane Carminatti

Prof.ª Luciane Carminatti

Formada em Pedagogia e especialista na área de Educação Especial e em Orientação Educacional. Antes de ocupar cargos públicos eletivos, atuou como professora e coordenadora pedagógica em escolas públicas de Chapecó. É professora e presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa.

 

29/06, 10h: O presente e o futuro da educação pública catarinense em tempos de Covid-19

1ª fala: Solange Rosa

Solange Rosa

Psicóloga, bacharel e licenciada em Psicologia pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2003); mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Superior. Temas de interesse: trabalho e educação; escola; ensino, aprendizagem e formação humana; violências. 

2ª fala: Vera Bazzo

Vera Bazzo

Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Aposentada em 2017. Formada em Letras pela UFSC. Mestra em Letras pela mesma universidade e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS. Militante desde sempre em várias entidades ligadas à defesa da Educação Pública,  gratuita e de qualidade socialmente referenciada.  Seu trabalho como docente, assim como sua produção científica têm  como foco principal as questões relacionadas à formação de educadores e educadoras no país.

 

29/06, 11h30: CONAPE/CONEP – Participação social na construção da Educação Popular, pelo povo e para o povo

Dandy dos Santos

Dandy dos Santos

Maria Inez dos Santos, conhecida como Profa. Dandy, é formada em pedagogia pela UDESC, pós graduada em Prática Psicopedagógica e Gestão Escolar e em Comunicação e Jornalismo Social e Religioso.  Professora dos anos iniciais da rede estadual de ensino e coordenadora do SINTE regional de Videira.

 

29/06, 15h: Crise política e econômica: os fatores de riscos para a qualidade da educação pública em tempos de Covid-19 e pós-pandemia

Deputado Federal Pedro Uczai

Dep. Federal Pedro Uczai

Graduado em Estudos Sociais, Filosofia e Teologia, possui mestrado em História do Brasil. Tem 12 livros publicados. Foi professor da Universidade do Oeste Catarinense, a Unoesc, aonde ocupou funções na gestão como Coordenador de Curso, Chefe de Departamento, Coordenador do Centro de Memória do Oeste (CEOM) e Pró-reitor de Pesquisa e Extensão. Atualmente Pedro Uczai é professor licenciado da Universidade Pública Comunitária Regional de Chapecó, a Unochapecó.

 

29/06, 16h30: A atualidade de Paulo Freire para o Brasil e para o mundo no contexto da Pandemia

Antenor Lima

Antenor Lima

Mestre em Educação, Sociólogo, Educador Popular, assessor da Federação dos trabalhadores Agricultores e Agricultoras familiares de Pernambuco e membro da Rede de Educadores e Educadoras da ENFOC (Escola Nacional de Formação da CONTAG).