Conheça os palestrantes – Seminários Regionais de Educação: Região Meio Oeste

13/05/2021 12:23

17/05, 19h20: Os impactos da pandemia na educação pública brasileira e seus desafios

Marilda Gonçalves Dias Facci 

Marilda Gonçalves Dias Facci

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1986), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998); doutorado em Educação Escolar pela faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – UNESP (2003) e Pós-doutorado pelo Instituto de Psicologia da USP e Pós-Doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá e Professora Visitante na Universidade Federal do Marto Grosso do Sul.

 

18/05, 09h: Apresentação do monitoramento do Plano Estadual e municipais de educação

Deputada Luciane Carminatti

Prof.ª Luciane Carminatti

Formada em Pedagogia e especialista na área de Educação Especial e em Orientação Educacional. Antes de ocupar cargos públicos eletivos, atuou como professora e coordenadora pedagógica em escolas públicas de Chapecó. É professora e presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa.

 

18/05, 10h: O presente e o futuro da educação pública catarinense em tempos de Covid-19

Anne Caroline Peixer Abreu Neves

Anne Caroline Peixer Abreu Neves

Mestre e doutoranda em História do Tempo Presente pelo Programa de Pós-Graduação em História História do Tempo Presente pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC. Especialista em Gestão do Cuidado para uma Escola que Protege pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC, Integrante do Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina – OEMESC vinculado a Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC e Professora de História Efetiva da Rede Pública Estadual de Ensino Básico de Santa Catarina desde 2007

Márcia de Souza Hobold

Márcia de Souza Hobold

Professora de Didática do Departamento de Metodologia de Ensino e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (em que leciona a disciplina de Formação de Professores), pertencente ao Centro de Ciências da Educação CED/UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS), da UECE. Integra a Rede Interinstitucional de Pesquisas sobre a Formação e as Práticas Docentes (RIPEFOR) e a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (REPED). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE). Coordenadora do GT 8 – Formação de Professores da ANPEd, entre os anos de 2018-2019 e, vice-coordenadora, entre 2017-2018. 

 

18/05, 11h30: Crise política e econômica: os fatores de riscos para a qualidade da educação pública em tempos de Covid-19 e pós-pandemia

Deputado Federal Pedro Uczai

Dep. Federal Pedro Uczai

Graduado em Estudos Sociais, Filosofia e Teologia, possui mestrado em História do Brasil. Tem 12 livros publicados. Foi professor da Universidade do Oeste Catarinense, a Unoesc, aonde ocupou funções na gestão como Coordenador de Curso, Chefe de Departamento, Coordenador do Centro de Memória do Oeste (CEOM) e Pró-reitor de Pesquisa e Extensão. Atualmente Pedro Uczai é professor licenciado da Universidade Pública Comunitária Regional de Chapecó, a Unochapecó.

 

18/05, 15h: A atualidade de Paulo Freire para o Brasil e para o mundo no contexto da Pandemia

Isabela Camini

Isabela Camini

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1989); Especialização em Sociologia da Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC (1992); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998); Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo e Educação Popular.

 

18/05, 16h30: CONAPE/CONEP – Participação social na construção da Educação Popular, pelo povo e para o povo

Ingrid Fiorentin

Ingrid Fiorentin

Assistente pedagogia da rede estadual de SC, vereadora e coordenadora regional SINTE Regional Concórdia. Graduada em letras com especialização em literatura pela Universidade do Contestado professora defensora uma educação pública e de qualidade, como mulher defende o respeito mútuo entre homens e mulheres.