Conheça os palestrantes – Seminários Regionais de Educação: Região do Extremo Oeste

16/07/2021 21:39

26/07, 19h20: Os impactos da pandemia na educação pública brasileira e seus desafios

Maria da Graça Bollmann

Maria da Graça Bollmann

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Pós – Doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Pós-Doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Dedica-se, atualmente, na Universidade do Sul de Santa Catarina, à investigação e docência na área da Educação, com ênfase na Educação Brasileira nos temas: Educação Superior; Universidade e Políticas de Formação de Professores; Alfabetização e Letramento; Políticas de Educação no Brasil e na América Latina; Financiamento da Educação; Remuneração de Professores das Escolas Públicas de Educação Básica de Santa Catarina; Educação e Movimentos Sociais. Atua como docente /pesquisadora no quadro permanente (tempo integral) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (PPGE/Unisul).

 

27/07, 09h: Apresentação do monitoramento do Plano Estadual e municipais de educação

Deputada Luciane Carminatti

Prof.ª Luciane Carminatti

Formada em Pedagogia e especialista na área de Educação Especial e em Orientação Educacional. Antes de ocupar cargos públicos eletivos, atuou como professora e coordenadora pedagógica em escolas públicas de Chapecó. É professora e presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa.

 

27/07, 10h: O presente e o futuro da educação pública catarinense em tempos de Covid-19

1ª fala: Luiz Sérgio Gomes da Silva

Luiz Sérgio Gomes da Silva

Psicólogo Social, Pós-Graduação em Planejamento Estratégico e em Políticas Publicas. Foi professor de Psicologia da Educação na UNESP e Psicologia Social na Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Professor dos cursos e oficinas de Liderança na ENAP e ESAF. Consultor da UNESCO para processos de planejamento e avaliação de políticas públicas no Brasil.

2ª fala: Derlan Trombetta

Derlan Trombetta

Professor no Curso de Pedagogia da UFFS. Licenciado em Filosofia pela PUC/PR, em Pedagogia pela UNIJUI. Mestre em educação pela UNIJUI e doutorando em Educação na UFRGS, com pesquisas na área de Políticas de Formação de Professores.

 

27/07, 11h30: Crise política e econômica: os fatores de riscos para a qualidade da educação pública em tempos de Covid-19 e pós-pandemia

Deputado Federal Pedro Uczai

Dep. Federal Pedro Uczai

Graduado em Estudos Sociais, Filosofia e Teologia, possui mestrado em História do Brasil. Tem 12 livros publicados. Foi professor da Universidade do Oeste Catarinense, a Unoesc, aonde ocupou funções na gestão como Coordenador de Curso, Chefe de Departamento, Coordenador do Centro de Memória do Oeste (CEOM) e Pró-reitor de Pesquisa e Extensão. Atualmente Pedro Uczai é professor licenciado da Universidade Pública Comunitária Regional de Chapecó, a Unochapecó.

 

27/07, 12h: CONAPE/CONEP – Participação social na construção da Educação Popular, pelo povo e para o povo

Deise Schilke

Deise Schilke

Graduada em pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOCHAPECÓ (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2009), com área de concentração em Ensino e Formação de Educadores. Exerceu a função de secretária da Comissão de Educação, Cultura e desporto da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina durante o período de 1º de abril de 2009 a 31 de janeiro de 2011. Professora do programa de pós – graduação da Fai Faculdades e consultora educacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em metodologias da Aprendizagem, atua nas séries iniciais do Ensino Fundamental, na área da alfabetização. Atuou como coordenadora dos Seminários de Educação: Os Desafios da Educação brasileira(2009 – 2010), realizados pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa de Santa Catarina em parceria com a Escola do Legislativo. Atua em Assessoria pedagógica na formação de Educadores, na construção de Projetos Político Pedagógico, participou do Movimento de Reorientação Curricular, desenvolvido pela Administração Popular em Chapecó – SC, no período de 1997 – 2004. Professora efetiva na rede municipal de Chapecó. Em 2020 foi eleita vereadora no município de Chapecó pelo partido do trabalhadores.

 

Mobilização: Primeiro Congresso Internacional Paulo Freire e Vigotski: Por uma educação emancipadora

27/07, 15h: Painel – A atualidade de Paulo Freire para o Brasil e para o mundo no contexto da Pandemia

Rosa Elva Zúñiga López

Rosa Elva Zúñiga López

Natural do Estado de Coahuila, México, Educadora Popular Feminista, Socióloga e Professora em Desenvolvimento Rural Regional, com Diploma Internacional em Formação de Formadores em Educação Popular. Atualmente é Secretária Geral do Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe (CEAAL) e integrante de sua Equipe de Coordenação Estratégica. Faz parte do Conselho de Administração do Instituto Mexicano para o Desenvolvimento Comunitário (IMDEC). Representa o CEAAL no Conselho Internacional do FSM desde 2017. Faz parte da equipe de Coordenação da Campanha Mexicana pelo Direito à Educação – CADEM. É integrante do Comitê Editorial da Revista La Piragua. Coordenou diferentes processos de formação política e metodológica de Educação Popular, sistematização de experiências e o fortalecimento da ação sociopolítica das organizações civis e sociais no México, na América Latina e no Caribe. É integrante ativa do Grupo de Ação Feminista Antipatriarcal do CEAAL.

 

27/07, 16h05: Painel – A atualidade de Vigotski para o Brasil e para o mundo no contexto da Pandemia

1ª fala: Elizabeth dos Santos Braga

Elizabeth dos Santos Braga

É graduada em Pedagogia (1988) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), possui mestrado (1995) e doutorado (2002) em Educação (Psicologia da Educação) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorado pelo Departamento de Educação da Universidade de Oxford, Reino Unido. É professora da área de Psicologia da Educação no Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), desde 2009. Coordena o Grupo de Pesquisa Linguagem, Memória e Subjetividade (GPLIMES – FEUSP) e é pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL – FE-Unicamp).

2ª fala: Luciane Maria Schlindwein

Luciane Maria Schlindwein

É graduada em Pedagogia (1985), possui mestrado (1994) e doutorado (1999) em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-doutorado na FE/UNICAMP. Atuou na coordenação do PPGE/UFSC entre 2012 e 2016. É professora concursada no Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e atua no Curso Pedagogia e no PPGE/UFSC, na Linha de Pesquisa Educação e Infância. Coordena o Grupo de Pesquisas e Estudos Vigotskiano, Arte, Infância e Formação de Professores (GECRIARP). Participa da Rede Interinstitucional de Pesquisadores sobre Formação e Práticas Docentes (RIPEFOR). Atualmente participa do Comitê Científico da Anped, representando o GT20, Psicologia da Educação.