Sobre a tragédia em Saudades/SC

04/05/2021 22:37

Hoje recebemos a notícia trágica em meio a tragédia das mortes em Santa Catarina. Três crianças e duas professoras foram assassinadas dentro da escola, no município de Saudades, no Oeste de SC. O agressor um jovem de 18 anos, que de acordo com informações preliminares, tentou o suicídio e está em estado grave.

Nossa solidariedade às famílias das vítimas, às profissionais da escola, à comunidade escolar e aos moradores de Saudades, município com menos de dez mil habitantes.

Esperamos que os fatos sejam elucidados, que haja cuidado com as famílias enlutadas, que a comunidade escolar seja acolhida.

Declaramos nossa preocupação aos fatos que têm no ambiente escolar, constante espaços de violência, física e simbólica. Repudiamos o discurso do ódio, a cultura da violência e a banalização da vida.

A sociedade brasileira e mesmo mundial está adoecida, somente uma transformação profunda nas suas estruturas pode produzir um mundo mais humano e solidário, como defenderam Paulo Freire e Lev Vigostski.

Comissão Organizadora dos Seminários Regionais de Educação “Os impactos da Pandemia nas politicas educacionais de Santa Catarina”.

Florianópolis, 4 de maio de 2021.